13.3.12

Saravá Dentro da Igreja?

Por Wellington Muniz  
 
         Nesta caminhada trabalhando especificamente com ministério musical, por mais de doze anos visitando todos os tipos de igreja, participando de liturgias diferentes, grandes experiências pude vivenciar e momentos maravilhosos, porém presenciei também algumas situações inusitadas, esta que vou relatar em especial foi o cúmulo do absurdo pra mim. 

Fomos a uma igreja no ano passado (não vou dizer que igreja é, em respeito ao pastor e por ética), convidados gentilmente para louvar em uma festividade. 



No meio do culto chega um grupo “armado” com pandeiros, tambores, agogôs, chocalhos, e todo tipo de parafernalha barulhenta, já começaram se desculpando por terem chegado atrasados, solicitaram emprestados nossos microfones, pois sempre levamos nosso equipamento, e começaram a batucar pra cantar;
O solista segurava o microfone colado na boca e o batuque era tão estridente que me pediram para aumentar os microfones, o detalhe é que não tinha mais pra onde aumentar!  
Começamos a bater palma no ritmo da música, já que estávamos ali queríamos participar de alguma forma, as músicas iam emendando uma na outra sem parar o batuque, de repente no meio daquilo tudo surgiu uma letra que a princípio duvidei do que estava ouvindo, afinal era tanto barulho que não dava para entender direito, mas era exatamente assim:

Deus vai te livrar do saravá, do saravá,
Deus vai te livrar do saravá, do sarava,
Deus vai te livrar do saravá, do sarava,
Deus vai te libertar do saravá.



Só sei que quando percebi, tinha algumas pessoas rodando igual pião dentro da igreja e nós estávamos batendo palma pra pião rodar.  Quando vi que estava inserido naquele contexto, pensei comigo, já vi isto em algum lugar! Dentro da igreja é que não foi. 
Nunca fui a um terreiro, mas já vi na televisão como é. Sem querer estava batendo palma pra catarem saravá dentro da igreja! Acho que se eles fossem mesmo libertos do tal do saravá não teriam trazido ele pra cá! Peguei o celular, comecei a filmar e uma das integrantes do Doce Harmonia, a Carla, me perguntou por que eu estava filmando aquilo, a resposta veio imediata: 
É por que se eu só falar ninguém acredita! 


Na verdade, você sabe o que saravá significa?

         Tive que pesquisar, e descobri o seguinte, essa expressão é uma espécie de mantra que é usado na Umbanda, espere aí, estão pronunciando mantras dentro da igreja? Pois bem, veja o significado:

SA— (Força, Senhor) —RA— (Reinar, Movimento) —VÁ (Natureza, Energia).
Saravá significa então a força que movimenta a natureza.

Então a música que estavam cantando dentro da igreja significa: Deus vai te livrar da força que movimenta a natureza? Desculpa, me deu vontade de rir, isso fica cada vez mais sem sentido, daí você percebe que as pessoas cantam sem pensar no que estão cantando só por causa do ritmo que é contagiante, até um samba pode conter letra edificante, o problema é que o ritmo contagia e ninguém presta atenção em mais nada, já disse pra tomar cuidado com o que se canta, depois não digam que não avisei!



Wellington Muniz do Vida de Cantor Gospel coopera aqui no Protestadas





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critíca! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...