6.6.12

Jesus sabotou o ENEM!


Por Paulinho Alves


Recentemente tivemos um grande problema com a prova do ENEM e isso causou grande revolta na população jovem brasileira, principalmente, quem foi prejudicado. O ENEM envolve milhares de jovens, cada um com seu sonho, mas um em comum que é ingressar em uma universidade, se formar, ter um bom emprego etc. 

Na época de Jesus, existia o ENEM judaico para se tornar um RABI (mestre), mas era bem complicado. Os rabinos (mestres) eram os caras! Muitos queriam ser um rabino, mas para entrar numa escola de rabi era preciso ser um seguidor/discipulo, uma tarefa muito importante na época. Era uma honra e um privilégio ser discípulo, fazer parte dessa escola de rabinos. Era tanto que existia um ditado judaico que dizia: “Que eu fique coberto pela poeira do meu rabino.”

Entenda o processo dos candidatos do ENEM judaico: 

1. Logo na infância, a criança entrava na escola judaica para aprender e decorar o Pentateuco, ou seja, os primeiros 5 livros da bíblia que são Genesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio. 
2. Com dez para onze anos, se a criança tivesse tudo em mente, ela passava por outro processo: Estudar e até mesmo decorar todo o velho testamento, 39 livros. 
3. Na adolescência, era hora de ver se o candidato era bom o bastante: ele passava por uma prova, o grande ENEM, onde o rabino fazia perguntas sobre tudo o que o aluno deveria ter estudado por toda sua vida (leis, histórias, profecias etc) para avaliar e concluir se o jovem era ou não capaz de o seguir.  
4. Se passasse na avaliação do rabino, o candidato, então, se tornaria um rabino mais tarde; se não passasse, deveria voltar para o seu povo a fim de cuidar dos negócios da família (atividade cultural praticada na época). 

Jesus era um rabi e para segui-lo não poderia ser diferente. Mas Ele quis sabotar o ENEM judaico, revolucionando todo o processo empregado há muito tempo. Jesus surpreendeu não só os mestres das leis, mas toda a sociedade, pois, ao contrario dos outros rabinos, Ele não esperou alguém se preparar para segui-lo. Muito pelo contrario! Ele vai ao encontro dos primeiros alunos! Pedro era um pescador e não tinha estudado para se tornar um rabi, mas foi o primeiro a ser chamado pelo grande mestre.

Acredito que o propósito de Jesus com tudo isso era mostrar que, para segui-lo, não era preciso passar por avaliações! Todos tinham acesso ao mestre fosse pescador, cobrador de impostos, médicos, enfim, Jesus queria apenas uma atitude: coração disposto. 

É impressionante saber que Jesus nos aceita independente do que sabemos a seu respeito. É impressionante saber que Jesus quer chamar a todos: mestres e analfabetos, instruídos ou não, pobres e ricos. É impressionante o que Jesus fez com doze homens que não eram exemplos acadêmicos, mas tiveram o coração disposto. Se com doze simples homens Jesus fez o que fez, imagina o que Ele pode fazer hoje com quem se dispuser!

Jesus não quer de nós o que a sociedade exige. Ele apenas quer o nosso coração disposto a amar a Deus e ao próximo compartilhando tudo o que somos, toda nossa bagagem, aprendizados, recursos etc. A escola de Jesus se chama Reino e nesse lugar tem espaço para todos! 

Ah! As inscrições estão abertas! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critíca! É tudo para o Reino!

Considere apenas:
(1) Discordar não é problema. É solução, pois redunda em aprendizado! Contudo, com modos.

(2) A única coisa que eu não aceito é vir com a teologia do “não toque no ungido”, que isto é conversa para vendilhão dormir... Faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!
(3)NÃO nos obrigamos a publicar comentários ANÔNIMOS.
(5) NÃO publicamos PALAVRÕES.

“Mais importante que ser evangélico é ser bíblico” - George Knight .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...